Crise hídrica: saiba como se proteger e minimizar os efeitos

O Brasil enfrenta a maior seca dos últimos 90 anos, com a crescente preocupação em relação ao desabastecimento de água e de energia em todo país, devido à matriz energética nacional ainda contar predominantemente (63,8%) com as usinas hidrelétricas.

Para garantir que sua casa, seu condomínio e seu negócio não sofram com os impactos da crise hídrica, algumas medidas tecnológicas e de rápida implantação podem ser realizadas, contratando uma empresa especializada, reconhecida pelo atendimento e serviços de qualidade.

Veja como trazer eficiência hídrica e energética para seu imóvel e valorizar seu patrimônio, mesmo durante a crise:

1. Individualização de água

A medição individualizada estimula a economia de água, reduzindo o desperdício e contribuindo com o meio ambiente. Além disso, a partir da adoção dessa medida de eficiência hídrica, as contas passam a refletir o real consumo das unidades.

2. Implementação de painéis solares

Seja em áreas rurais ou urbanas, a produção de energia solar contribui com a autonomia dos imóveis, em relação à distribuidora de eletricidade. Com equipamentos de última geração, é possível captar a radiação mesmo nos dias nublados e converter em energia, armazenando-a em baterias para o uso noturno.

3. Automação e instalação de sensores

A Internet das Coisas possibilita o uso da tecnologia em benefício da redução do consumo de recursos, como água, eletricidade e tempo. Por meio de processos inteligentes, mantêm-se a temperatura e a iluminação adequadas aos ambientes, regas de jardins, entre muitas outras operações.

Certificada pelo maior programa de individualização do país, o ProAcqua da Sabesp, a IouTility desenvolve projetos, com tecnologia de ponta, voltados para a eficiência hídrica e energética em todo país.