Sensores

A implementação de soluções de tecnologias que têm como base o IIoT (Industrial Internet of Things) demanda uma fonte de informação confiável e ágil sobre onde os eventos ocorrem. Para garantir a rápida disponibilidade e garantia dos dados, a inteligência distribuída é implementada, por meio da instalação de sensores nos ativos a serem monitorados, tais como: redes elétricas, transformadores de distribuição, redes de distribuição de água e gás.

As soluções que oferecemos possuem, além da inteligência distribuída, interfaces de comunicação e aplicativos de análise de dados, permitindo a implantação de programas, como:

Monitoramento do grid de energia

 

Redução de perdas de energia elétrica

 

Redução de perdas hídricas

Monitoramento e detecção de falta de energia

 

Monitoramento da qualidade da energia fornecida

 

Redução do DEC e FEC

Como exemplo dos benefícios da utilização do conceito IIOT por meio de sensores, apresentamos nossas soluções de Redução de Perdas e Geração Distribuída. Em uma única suíte, que integra sensor de campo com comunicação, software analítico e sistema de geo-referenciamento, implementamos com um único investimento pela Distribuidora de Energia Elétrica um programa de redução de perdas ou mesmo de monitoramento do grid de energia.

Na solução de Redução de Perdas, indicamos em qual circuito de um alimentador estão as perdas não técnicas, apresentando o percentual que isto representa no todo.

Na Geração Distribuída, reportamos falta plena e notificação de ausência de corrente em redes de até 69 kV, além de medir correntes até 600 A. A solução monitora, ainda, potência ativa e reativa, fator de potência, harmônicos, valores RMS verdadeiros, Sag e Swell.