Internet das Coisas

Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é termo usado para a revolução tecnológica que vem acontecendo, conectando objetos (dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte) à internet. Este movimento envolve inovação em áreas como tecnologia wireless, inteligência artificial e nanotecnologia.

A IoT pode ser aplicada em diferentes universos, permitindo a colaboração e interação entre indivíduos e objetos computadorizados; promove, assim, a colaboração entre empresas, aplicativos e equipamentos com objetivos variados. A previsão é que, nos próximos cinco anos, o número de dispositivos será sete vezes maior que o número de pessoas no planeta, ou seja, 50 bilhões de dispositivios, incluindo sensores, smartphones, drones, microprocessadores, movimentando cerca de US$ 10 trilhões.

Principais tendências e características:

Inteligência

Há uma mudança na pesquisa para integrar os conceitos da IoT e controle autônomo, com resultados iniciais para essa direção, considerando os objetos como a força motriz para a IoT de maneira autônoma.

Arquitetura

Para programar e controlar o fluxo de informação na IoT, uma arquitetura de dados está sendo chamada de BPM Everywhere, que visa automatizar o controle de um grande número de dispositivos.

APLICAÇÕES

Gestão de Energia

Gestão de Meio Ambiente

Gestão de Infraestrutura

Cidades Inteligentes

Manufatura

Medicina e Saúde

Automação Predial e Residencial

Transportes