Comunicação

Nossas soluções de comunicação objetivam propiciar aos nossos clientes a implementação de tecnologias seguras e com plena interoperabilidade.

Tecnologia de Comunicação Híbrida

Tecnologia que atende padrões internacionais e única solução patenteada que atende o conceito OWOA (One Way or Another), a Bannyan Mesh permite que a comunicação entre end-points, hubs e/ou concentradores de dados seja simultânea no formato PLC e RF MESH. Tal tecnologia garante pleno sucesso da atividade, independente de mudança de condições de interferências futuras que venham a surgir.
A tecnologia de comunicação híbrida se aplica para implantação de projetos de AMI (Advanced Metering Infrastructure) para utilities de Eletricidade, Água e Gás – no caso desta última, a solução é implementada apenas como RF, por requisitos de segurança.

As soluções que oferecemos possuem, além da inteligência distribuída, interfaces de comunicação e aplicativos de análise de dados, permitindo a implantação de programas, como:

 Monitoramento do grid de energia

Redução de perdas de energia elétrica

Redução de perdas hídricas

Monitoramento e detecção de falta de energia

Monitoramento da qualidade da energia fornecida

Redução do DEC e FEC

Tecnologia de Comunicação MV PLC

Um dos grandes desafios das Distribuidoras de Energia em países grandes como o Brasil é a implementação de projetos de automação da distribuição e de medição inteligente em alimentadores que atendem áreas rurais – que, normalmente, apresentam longa extensão, muitas vezes atingindo a marca de 150 km, não apresentando disponibilidade de serviço de comunicação de dados pelas operadoras de celular. Nestes casos, a única forma de implantar uma comunicação segura com os ativos instalados no sistema da Distribuidora de Energia com um custo adequado é através da própria rede elétrica de Média Tensão.
A tecnologia MV PLC permite a tranferência de dados de medição, comandos, supervisão remota e manipulação de dispositivos entre subestações de distribuições e bases operacionais das Distribuidoras de Energia Elétrica. A solução pode ser implementada em alimentadores de até 35kV, por meio da criação de um canal de dados que se caracteriza pela imunidade à interferência, com um conceito modular de aplicação.
Esta tecnologia suporta múltiplos padrões de PLC, como Prime, G3 e IEEE 1901.2. Além disso, permite comunicação com qualquer protocolo TCP-IP e conjunto de interfaces padrões como Ethernet, Rs232 ou RS485.
A segurança de dados é garantida através de encriptação simétrica ou assimétrica e a configuração e diagnóstico dos equipamentos instalados no campo é remota, através de plataforma com interface web.
A solução agrega um PLC para baixa tensão, suportando a implementação de AMI nas comunidades atendidas por este alimentador rural, que possui a mesma variedade de padrões de PLC que o MV PLC.